A partir da próxima quinta-feira (3), São Miguel do Gostoso se transformará no destino principal para os participantes da 7ª Etapa do Circuito Brasileiro de Wing Foil 2024, conhecida como Gostoso Wing Foil Cup, além do público formado pelos amantes do esporte aquático. O evento acontecerá até o domingo (6), reunindo os principais competidores nacionais e internacionais da modalidade. O litoral norte do Rio Grande do Norte recebe o circuito pela terceira vez consecutiva.
Wing Foil é um esporte aquático, que vem crescendo entre as modalidades de vela e consiste em voar sobre as águas com a ajuda de uma asa inflável (wing) e uma prancha de hydrofoil. Foi desenvolvido a partir do kitesurf, windsurf e surf. Os primeiros protótipos de wing foram desenvolvidos em 1982 no Pan Am Cup em Kailua Bay, Hawai. Porém, apenas por volta de 2010 – 2011, quando um grupo de kitesurfistas e windsurfistas testaram as wings infláveis em conjunto com a prancha de hydrofoil que o esporte começou a ter uma visibilidade maior, onde em 2019 tornou-se um esporte viral. Um dos principais motivos para o wing foil se tornar popular entre os amantes de esportes de mar e vento, é a possibilidade de ser praticado em diversas condições de vento e ondas, o que o torna mais versátil e amplo, na prática.
Entre os competidores confirmados para a da 7ª Etapa do Circuito Brasileiro de Wing Foil 2024 está a argentina, Rocio Reigert. Ela, que compete no mundial e no brasileiro, vem participando da etapa em São Miguel do Gostoso desde 2022. “Pelo terceiro ano consecutivo vou participar do campeonato em São Miguel do Gostoso. É com certeza uma das etapas mais esperadas pelos atletas, tanto pelas condições do local, como pela estrutura e organização do evento. Sempre fui muito bem recebida e estou muito animada para poder participar novamente das duas disciplinas do campeonato: freestyle e race”, comenta Rocio.