Com o objetivo de conscientizar e incentivar a doação de órgãos, o Instituto do Bem realiza diversas ações educativas sobre o tema durante o mês de setembro no Rio Grande do Norte. O trabalho faz parte da campanha Setembro Verde, realizada em todo o país em alusão ao Dia Nacional de Conscientização Sobre a Doação de Órgãos, celebrado no dia 27 de setembro.
Nos dias 11 e 12, uma equipe do Instituto do Bem irá passar em clínicas de hemodiálise de Natal para incentivar que os pacientes entrem na lista de espera do transplante. Já nos dias 13 e 23 de setembro, alunos da Escola Almirante de Tamandaré, em Extremoz, vão receber uma palestra sobre a Lei Tatiane, que insere a discussão sobre doação e transplante de órgãos e tecidos nas escolas e faculdades de todo o país. Dia 16 de setembro, será a vez da palestra acontecer na Escola Estadual Alceu Amoroso Lima, em Natal.
A tradicional Caminhada Pela Vida acontecerá no dia 21 de setembro, a partir das 8h, com saída do Hemonorte, na avenida Alexandrino de Alencar, no bairro de Tirol. Essa será a 10ª edição do evento.
“Para quem trabalha com a causa de transplantes e doação de órgãos, o mês de setembro é sempre de muito empenho e cuidado em levar informação e conscientizar a população. Esse ano é a primeira vez que esse trabalho vem amparado pela Lei de 14.722, aprovada em novembro de 2023, que busca capacitar gestores, médicos e educadores sobre a causa”, afirma Brenda Cirne, assistente social do Instituto do Bem.
De acordo com dados da Central de Transplantes do Rio Grande do Norte, o número de transplantes realizados em 2024 já superam os procedimentos feitos em 2023. Porém, segundo Rogéria Medeiros, coordenadora da Central, os números positivos são resultados do trabalho de conscientização que vem sendo realizado nos últimos anos. “Ainda temos um longo caminho para atingir as nossas metas. Precisamos aumentar o nosso número de doações e precisamos de apoio para que o assunto seja tratado em casa, com a família”, explica.