Nove empresas do Rio Grande do Norte exibiram suas produções, entre elas, a Cabide Tropical.
A moda praia produzida pelo Rio Grande do Norte foi destaque num desfile promovido pela Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) nesta terça-feira (20). O evento aconteceu no Complexo da Rampa com 36 empresas de todo o Brasil no quesito Moda Praia, entre elas nove do RN, exibindo suas produções visando negociações com 17 marcas internacionais de vários países. A ação faz parte do programa Exporta Mais Brasil, que já visitou outros 22 estados e tem como objetivo promover a conexão entre comércio exterior e empreendedores em todo o Brasil.
Ao longo das visitas, foram feitos negócios de R$ 470 milhões. O evento é promovido em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RN (Sebrae-RN). Segundo Verônica Melo, gerente técnica do Sebrae-RN, a programação geral inclui visitas técnicas a empresas do segmento e rodadas de negócios com potenciais compradores internacionais. Ao todo, estão confirmados 13 compradores de países como Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Uruguai, Peru, Japão, Portugal, Reino Unido, Rússia e África do Sul.
“Estamos com 36 marcas do Brasil todo e é uma oportunidade de se conectar e conversar com 13 compradores internacionais. A ideia é fazer essa aproximação, pegar esse primeiro contato. Serão mais de 300 reuniões que vão acontecer entre compradores e as empreendedoras de Moda Praia. Um dado é que 90% das empresas são lideradas por mulheres. A Moda Praia é um dos principais segmentos da moda e temos condições de exportar. Lá fora as pessoas querem ver nossa moda, que é peculiar”, explicou.
Segundo a gerente de competitividade da Apex Brasil, Larissa Furtado, esta é a 22ª edição do Exporta Mais, que explorou potenciais competitivos em todos os estados. Ela cita que a Moda Praia do Brasil é conhecida internacionalmente pelas suas particularidades e originalidades.
“Temos um estilo próprio, a brasilidade que é algo valorizado lá fora. Tem categorias de biquini brasileiro no exterior. Eles sabem que temos produtos de qualidade e ao mesmo tempo tempos estilo e personalidade”, cita.
Na quarta-feira (21) e quinta-feira (22), as rodadas de negócios acontecerão na sede da agência Sebrae Natal, localizada na avenida Lima e Silva. Durante as rodadas de negócios, os empresários terão a oportunidade de se reunir diretamente com compradores internacionais, apresentando seus produtos para formalizar parcerias comerciais. A expectativa é que as empresas possam fechar novos contratos e expandir sua presença em mercados estratégicos.
Na última segunda-feira (19), um grupo composto por especialistas da Apex-Brasil, Sebrae e compradores internacionais promoveu visitas técnicas às empresas Matersol, Fio a Fio e Areia Dourada, do Rio Grande do Norte. Segundo a empresária e proprietária da Matersol, Gabriela Melo, “apresentar tudo isso para os compradores é valorizar quem somos e de onde viemos. Os compradores poderão encontrar histórias e nossas estampas exclusivas”, disse a empresária.
Graça Menezes, proprietária da Areia Dourada Comércio e Indústria, conta que, durante nove anos, esteve presente em eventos no exterior com o apoio do Sebrae e realizou negociações com países como Espanha e França. “Agora, estamos com uma nova expectativa com esses compradores que estão chegando.
Estou muito positiva e preparando uma coleção especial para esta visita. É uma arte sofisticada, sem estampa, mas com acessórios e produtos manufaturados, incluindo uma linha de transparências, brilhos e cores. Estou confiante de que vamos encantar esses compradores e retomar nossas exportações”.