Após as primeiras irregularidades encontradas em Areia Preta, outros estabelecimentos e espaços buscaram a regularização
Uma das principais praias da zona Leste de Natal, a praia de Areia Preta voltou a ser liberada para o banho após quase dois anos de proibição por parte da Prefeitura do Natal. O trecho era considerado impróprio para banhistas desde novembro de 2022. Recentemente, a praia chegou a ser alvo de despejo irregular de esgoto, segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).
Segundo o titular da pasta, Thiago Mesquita, a fiscalização foi intensificada nos últimos meses num trabalho integrado entre Semurb, Secretaria de Infraestrutura e Caern. Ele cita que após as primeiras irregularidades encontradas em Areia Preta, em julho, outros estabelecimentos e espaços buscaram a regularização junto a Prefeitura.
“Chamamos e notificamos a Caern para dialogar para que eles pudessem fazer a parte deles de controle e monitoramento do sistema de esgotamento sanitário. Na drenagem chamamos a Seinfra. E agora conseguimos rastrear com segurança a origem e a deposição final de efluentes domésticos que nos dá a possibilidade de mover uma denúncia crime contra quem cometer esse crime previsto na legislação de 1998”, explicou. “Sabemos que por causa daquelas três autuações e em virtude do aspecto midiático, muita gente corrigiu o que estava errado. Outros tomaram consciência, se preocuparam com as consequências e corrigiram”, explica.
Ainda segundo o representante da Semurb, a fiscalização foi intensificada nos últimos meses ao longo da Avenida Governador Sílvio Pedroza, com nove imóveis vistoriados, resultando na autuação de um condomínio, um hotel e um estabelecimento comercial, que estavam despejando efluentes no sistema de drenagem, que desemboca na praia.
“A Semurb está satisfeita em anunciar que a Praia de Areia Preta é novamente considerada própria para banho, conforme os critérios estabelecidos. Continuaremos o trabalho de fiscalização e manutenção para garantir a segurança e a qualidade das nossas praias”, destacou o titular da pasta, Thiago Mesquita.
Segundo a Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) Nº 274/2000, uma praia é considerada própria para banho quando os níveis de coliformes termotolerantes permanecem abaixo de 1000 NMP/100 mL por cinco semanas seguidas.
Ainda segundo a Prefeitura, a Caern vem realizando a limpeza do sistema de esgotamento sanitário regularmente, contribuindo para a melhoria dos níveis de coliformes. As ações de fiscalização vão continuar até a finalização de todos os imóveis da Silvio Pedroza e para verificar se adequações foram realizadas.
A TRIBUNA DO NORTE esteve em Areia Preta nesta segunda-feira (19) e conversou com banhistas e frequentadores da praia. Em comum os relatos de que mesmo com a liberação para o banho, ainda há insegurança por parte de pessoas que chegam na praia.
“Existe o receio ainda por conta do esgoto. Uns tomam e outros não. Mas a expectativa é de que essa situação melhore”, disse o professor de Beach Tennis Edmar Lima (Mamá), 32 anos, morador de Mãe Luiza.
Cidadãos que desejem denunciar infrações ambientais podem entrar em contato com a Ouvidoria da Semurb pelo telefone 3616-9829, de segunda a sexta, das 8h às 14h. Nos fins de semana e feriados, as denúncias podem ser feitas pelo número 190 do Ciosp.
Em julho deste ano, um condomínio, um restaurante e um motel, localizados nos bairros de Areia Preta e Mãe Luíza, zona Leste de Natal, foram notificados por lançamento irregular de águas de esgoto nas praias da região. A informação é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), que autuou as três empresas.
De acordo com o relatório da Semurb, obtido pela TRIBUNA DO NORTE, os empreendimentos foram notificados após equipes da secretaria e da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) detectarem “lançamento de efluentes para drenagem pública, em desacordo com legislação municipal vigente”. As empresas foram intimadas a comparecerem na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) para prestarem esclarecimentos na próxima segunda-feira (8).