Facebook Instagram Youtube
Assista Conversa com Jeane
Facebook Instagram Youtube
  • Home
  • Sobre mim
  • Parceiros
  • Contatos
  • Home
  • Sobre mim
  • Parceiros
  • Contatos
Início » Banco de Alimentos distribui quase 100 toneladas de comida em Natal
DESTAQUE

Banco de Alimentos distribui quase 100 toneladas de comida em Natal

JeanePor Jeanejulho 5, 2024Atualizado:julho 5, 2024Nenhum comentário 4 Mins de Leitura
compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp
Alimentos são distribuídos a 30 instituições cadastradas na Semtas| Foto: Alex Régis

Política social criada pelo município de Natal há dois anos, o Banco de Alimentos de Natal celebrou a marca de quase 100 toneladas de gêneros alimentícios arrecadados, selecionados e distribuídos para instituições cadastradas na Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas). Foram quase 6.000 pessoas em situação de vulnerabilidade social impactadas. Visando ampliar esse projeto, a Prefeitura do Natal também lançou a ação Cozinha Comunitária, com o objetivo de reduzir os níveis de desnutrição e proporcionar alimentação de qualidade para a população.

No caso do Banco de Alimentos, o projeto consiste em arrecadar, selecionar e distribuir gêneros alimentícios arrecadados por meio de doações de empresas parceiras, além dos produtos adquiridos da agricultura familiar. Estes alimentos, que totalizaram 90 toneladas em dois anos, são distribuídos gratuitamente a 30 instituições cadastradas na Semtas que os repassam a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Andréa Dias, as ações do Banco de Alimentos são um exemplo de que uma integração bem sucedida entre o Poder Público e a iniciativa privada com o intuito de mitigar desigualdades sociais. “O Banco de Alimentos é o exemplo maior de que a integração entre o Poder Público e a iniciativa privada pode contribuir muito para a melhoria da sociedade. Essa união de esforços é salutar e está ajudando a matar a fome de muitas pessoas em condição de vulnerabilidade social”, destacou Andréa Dias.

Os alimentos passam por uma análise minuciosa para conferir se podem ser consumidos, são organizados e depois distribuídos. “É importante destacar que o objetivo é contribuir com o direito à segurança alimentar desses usuários, através do combate ao desperdício de alimentos e do fortalecimento da responsabilidade social das empresas parceiras”, afirma a coordenadora do Programa, Marlene Ramalho.

Outra iniciativa recente da Semtas foi a criação da Cozinha Comunitária, localizada no bairro Cidade Nova, que tem capacidade de atender até 200 indivíduos com almoço de segunda a sexta-feira, totalizando mil refeições por semana e 4 mil refeições por mês. O cardápio oferece um prato digno, seguro e completo nutricionalmente. Além disso, cursos serão promovidos para os beneficiados, dentro de uma proposta sustentável de geração de emprego e renda.

Centros de Trabalho e Empreendedorismo
A Semtas tem ofertado possibilidades de capacitação profissional para os natalenses por meio dos Centros Municipais de Trabalho e Empreendedorismo. São duas unidades, sendo uma no Alecrim, zona Leste, e outra em Lagoa Azul, zona Norte.Recentemente, a Semtas abriu inscrições para 130 vagas em cursos de qualificação profissional. A ideia da pasta é oferecer oportunidades de desenvolvimento para quem busca aprimorar suas habilidades e ampliar suas chances no mercado de trabalho. As opções de cursos incluem maquiagem, design de sobrancelhas, corte de cabelo, produção de pizzas, escovas e penteados, agente de recepção, entre outros.

Restitua Amor arrecada R$ 2,4 milhões em Natal

O projeto “Restitua Amor”, promovido pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), e pelos Conselhos Municipais dos Di-reitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e da Pessoa Idosa (CMPI), atingiu números expressivos de valores arrecadados entre os contribuintes de Natal e tem ampliado cada vez mais a adesão entre os natalenses. Criada para sensibilizar os contribuintes a ajudarem crianças, adolescentes e idosos, ao mesmo tempo em que regularizam suas contas com a Receita Federal, a campanha tem demonstrado resultados notáveis. Entre 2021 e 2023, foram arrecadados R$ 2.466.610,24 para o Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA) e para o Fundo Municipal de Apoio à Política do Idoso (Fumapi).

Os recursos arrecadados são apli-cados em projetos sociais que pro-movem e defendem os direitos da população infantojuvenil e idosa. Esses projetos abrangem áreas como educação, esporte, arte e lazer, proporcionando transformações e fortalecimento das vidas de muitos.

Alimentos Natal
compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email WhatsApp
ARTIGO ANTERIORPortaria proíbe cobrança por consumo mínimo nas praias de Natal
Next Article RN recebe curso de Tiro com Arco voltado para os professores de educação física
Jeane

Postagens Relacionadas

DESTAQUE

Natal enfrenta alta de 12,57% nos aluguéis em um ano: o que isso significa para os moradores?

maio 22, 2025
DESTAQUE

Samu Natal em Alerta: Condutores Planejam Paralisação em Resposta a Demissões em Massa!

maio 21, 2025
DESTAQUE

Motoristas de Ônibus em Natal Adiam Greve em Busca de Negociações!

maio 21, 2025
Adicione um comentário

Deixe um Comentário Cancel Reply

Posts Principais

FUNCARTE TEM ROMBO DE QUASE 27 MILHÕES

maio 23, 2024718

“AS DIVAS” NO ANIVERSÁRIO DA COLUNISTA PARAIBANA HÉLIA BOTELHO

agosto 17, 2023448

MINISTRO DO STF ESTÁ EM NATAL E PARTICIPA DA CONVENÇÃO DA ABA

agosto 18, 2023413
Mantenha Contato
  • Facebook
  • YouTube
  • Twitter
  • Instagram
Copyright © Conversa com Jeane 2023 - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Patrick Menezes.
Termos de Uso e Politicas de Privacidade
  • Home
  • Sobre mim
  • Parceiros
  • Contatos

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar