A onda de calor que predomina em todas as regiões do Brasil devem continuar até sábado (18), segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp.
Mas quem está sofrendo com o calorão pode respirar aliviado: a partir de domingo (19), a expectativa é que as temperaturas entrem em queda.
À EPTV, afiliada da TV Globo, a meteorologista Ana Ávila, do Cepagri, explicou que o El Niño impede a chegada de frentes frias que estão “presas” na região Sul do país. A partir de sábado, a expectativa é que essa massa de ar quente e seco perca força.
Segundo Ávila, a principal característica do El Niño é aquecimento anormal das águas, especialmente na costa do Peru, próximo ao Equador;
Em dezembro, a temperatura das águas deve ficar 2,5 °C acima da média e atingir o maior pico;
O fenômeno influencia a circulação geral da atmosfera, com chuva excessiva em algumas áreas e secas em outras;
Na região tropical, que é onde estamos, o El Niño faz com que massas de ar persistam, com grandes oscilações de temperatura e ondas de calor.
Com o fim da onda de calor, a expectativa do Cepagri é que a frente fria avance pela região no domingo acompanhada de uma massa de ar mais fria, trazendo mudanças “importantes” e chuvas, que devem persistir até o começa da próxima semana.
Fonte: G1
Inscreva-se na nossa Newsletter
Receba as últimas notícias sobre os famosos e nóticias em geral.
ARTIGO ANTERIORPROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA FOI MOTIVADA PELA INSATIFAÇÃO DE DIFERENTES GRUPOS DA SOCIEDADE EM 1889.
Next Article CONCURSO DA CAERN ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS.
Postagens Relacionadas
Adicione um comentário