Dom João Santos Cardoso toma posse como sétimo Arcebispo de Natal.
O novo arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso, foi empossado na manhã deste sábado (7) com uma celebração na Catedral Metropolitana, em Tirol. Ao se tornar o sétimo Arcebispo da cidade, Dom João sucede Dom Jaime Vieira Rocha.
A posse canônica teve início por volta das 8h30, com o hasteamento das bandeiras e a entrega da chave da cidade ao novo arcebispo. A missa iniciou por volta das 9h.
Um dos momentos que mais emocionou os fiéis presentes foi quando o então administrador apostólico da Arquidiocese, Dom Jaime Vieira Rocha, entregou o báculo (cajado) a Dom João Cardoso, como gesto de comunhão eclesiástica.
Além de membros da Igreja Católica, representantes de outras religiões também estiveram presentes na posse do novo arcebispo. Um deles foi o pastor Fernando Alves, da Igreja Luterana. “Deus é um só, e nós precisamos respeitar a realidade de que existem diversos caminhos para chegar até Ele. Nós estamos todos unidos, aqui, para a chegada desse irmão, Dom João. Que o arcebispado dele seja de muita esperança, com o crescimento daquilo que é um sonho que a gente tanto almeja: a união das pessoas. Que cada um possa respeitar a fé do outro, sem precisar de atitudes destrutivas”, desejou.
Nomeação
Dom João Santos Cardoso foi nomeado como novo arcebispo de Natal no dia 5 de julho, após pedido de renúncia de Dom Jaime Vieira Rocha.
História
Dom João Santos Cardoso nasceu no dia 3 de dezembro de 1961 no município de Dário Meira, na Bahia. É filho de João Francisco Cardoso e Maria Ferreira dos Santos.
O ciclo inicial de sua formação ocorreu em sua cidade natal. Concluiu o bacharelado em filosofia no Seminário Maior do Nordeste de Minas, em Teófilo Otoni (MG), e concluiu o bacharelado em teologia no Instituto de Ilhéus (BA). Concluiu a licenciatura em filosofia no Centro Universitário da Assunção, em São Paulo, e o mestrado e doutorado em filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.
*Com informações do G1/RN e da Arquidiocese de Natal.
Fotos: Arquidiocese de Natal/Ascom.