Em evento prestigiado pela classe produtiva do Rio Grande do Norte, a ANORC apresentou nesta segunda-feira (18), a 61ª edição da Festa do Boi 2023. O café da manhã para convidados e imprensa ocorreu no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim (RN), local que também sediará de 07 a 14 de outubro, a maior exposição agropecuária do Nordeste.
O evento fortalece e evidencia a importância do agronegócio para a economia do RN. O presidente da ANORC, Matheus França, ressaltou que “A Festa do Boi não é só a maior do Nordeste, mas está hoje entre as cinco maiores do Brasil. Este ano, temos um recorde de expositores e embora nosso estado seja pequeno, temos um dos rebanhos mais qualificados, com destaque nacional”, disse.
França também destacou que o evento “É a consolidação do sucesso da agropecuária do nosso estado, no setor que cresce a cada dia com estrutura e organização e com o devido apoio e ampliação do crédito para custeio e investimento, pode crescer ainda mais”.
A Festa do Boi 2023 já é considerada sucesso em relação aos números. Serão mais de 100 expositores de bovinos PO (puro de origem), o que representa aproximadamente mil animais, e com fila de espera para participação na feira. Além disso, serão realizados 6 leilões que devem contribuir para aumentar o volume de negócios durante o evento. A expectativa é de crescimento de 20% em relação aos números de 2022, que foram 60 milhões de reais.
A governadora Fátima Bezerra prestigiou o lançamento e destacou que é uma felicidade celebrar os 61 anos da Festa do Boi. “É um evento positivo para fomentar o setor agropecuário e do agronegócio, que se torna cada vez mais plural e se diversifica a cada ano. É nosso papel e nosso dever fazer uma gestão com trabalho que incentive os produtores”, declarou.
PROGRAMAÇÃO
Na semana passada, a Festa do Boi foi reconhecida como patrimônio imaterial, histórico, cultural e turístico do Rio Grande do Norte. A lei do deputado Taveira Júnior foi aprovada na Assembleia Legislativa e reforça a importância cultural e social da exposição agropecuária.
A 61ª edição contará com exposições, leilões e julgamentos de animais, torneios leiteiros, artesanato e gastronomia regional, programação cultural, parque de diversões, capacitações e oficinas técnicas. Ano passado, foi registrado um público de mais de 500 mil visitantes ao longo da festa e a expectativa para 2023 é também de crescimento dessas estatísticas.
O evento reforça o conceito de festa para toda família. A Arena Cultural – Festa do Boi 61 Anos receberá mais de 30 atrações culturais gratuitas para quem acessar o parque durante a exposição. Além disso, também está prevista a tradicional programação para o dia das crianças, no dia 12 de outubro.
A Festa do Boi 2023 é uma realização da ANORC em parceria com o Governo do Estado do RN, Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, SEBRAE e Prefeitura de Parnamirim. Patrocinam o evento: Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Governo Federal, IDIARN, Agência de Fomento do RN, FAERN SENAR, Assembleia Legislativa do RN, FECOMÉRCIO e Câmara Municipal de Parnamirim.
Fonte: Assecom/RN
Foto: Cedida.