No último domingo (27), o Projeto Esportivo Grow Association (Associação para Crescer) fez bonito no Campeonato Europeu de Jiu-jitsu Kids IBJJF. Dos dois representantes da equipe, Silvio Júnior foi vice-campeão, na categoria 13 anos, e Matheus Andrade foi o campeão na categoria 14 anos. A competição foi disputada em Lisboa, Portugal, contou com mais de mil atletas e é uma das principais do mundo na modalidade. A Grow tem o apoio do Governo do Estado, por meio do Programa RN + Esportes e Lazer Professor Sebastião Cunha.
“O resultado foi sensacional. Estamos muito felizes por conseguirmos manter o nível de resultados com os nossos atletas. O campeonato Europeu IBJJF é muito forte no cenário mundial do Jiu-jitsu Kids e todos estão de parabéns. Fizemos um Campeão e um Vice e, por consequência, representamos dignamente o Rio Grande do Norte e o nosso país”, comemora Silvio Romero, coordenador geral do Projeto Grow Association.
Além dos 2 atletas, o projeto também enviou para Portugal, o professor Arthur Calixto, Coordenador Técnico da Grow Association. A delegação agora permanece na Europa, treinando até o dia 6 de novembro, e de lá segue para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, onde disputa o Mundial. Mesmo em clima de comemoração, o olhos já estão voltados ao próximo compromisso.
“Se pudesse me descrever agora com uma palavra seria superação. Após a conquista do Panamericano nos Estados Unidos tive uma sequência de lesões que não me permitiram treinar. São mais de 30 dias apenas fazendo fisioterapia e me tratando, então estou muito feliz com o que fiz esse ano. Conquistei o bi brasileiro, o tri sulamericano, o panamericano e agora o vice europeu. Vou fechar o ano de competições CBJJ e IBJJF como primeiro lugar no ranking pelo 3° ano consecutivo. Mas ainda tem mais e já estou focado no Mundial que será em novembro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes”, destaca Silvio Júnior.
APOIO DO GOVERNO DO ESTADO
O trabalho da Grow Association tem como propostas o desporto participativo, a inclusão social e a educação por meio do Jiu Jitsu. O público alvo inicial são crianças e adolescentes dos 6 aos 16 anos. O projeto oferece treinamentos adequados, equipe multiproprofissional e suporte metodológico para competirem em alto rendimento. Além disso, também disponibiliza logística para competições locais, regionais, nacionais e internacionais.
Desde que foi contemplado pelo Programa RN + Esporte, em maio de 2023, o número de beneficiados pelo projeto pulou de 10 para 50 meninos e meninas de várias cidades do Rio Grande do Norte.
“Esse apoio pra nós tem sido nosso alicerce e ao mesmo tempo nos possibilita voar alto. Tornou possível a ampliação do número de jovens atendidos pelo projeto, viabilizou as melhorias estruturais que precisávamos e nos permite botar esses meninos e meninas nas principais competições do país e do mundo”, enfatiza Silvio Romero.