A Cooperativa dos Anestesiologistas do Rio Grande do Norte (COOPANEST-RN) e a Sociedade de Anestesiologia do RN (SAERN) firmaram um Termo de Parceria com diversas entidades dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, além de organizações do setor de turismo, com o objetivo de promover a divulgação do sinal universal de engasgo e a realização do curso “Salve uma Vida”.
A campanha tem como foco a redução de mortes causadas por engasgo, por meio da ampla divulgação de como identificar o problema e das técnicas necessárias para revertê-lo. A cooperativa e a sociedade irão oferecer o curso às instituições parceiras, com o intuito de multiplicar esse conhecimento em todo o Rio Grande do Norte.
Entre as entidades que aderiram à iniciativa estão Fecomercio/RN, Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), Tribunal Regional do Trabalho (TRT/RN), Ministério Público do RN (MPRN), Assembleia Legislativa do RN, Câmara Municipal de Natal, além das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Turismo de Natal. Também participam Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Norte (SHRBS-RN), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte – ABIHRN, Sindicato das Empresas de Turismo no Estado do Rio Grande do Norte – Sindetru/RN, Sindicato dos Bugueiros Profissionais do RN – Sindbuggyrn.
De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 2 mil pessoas morreram vítimas de engasgo no Brasil em 2023. “Nosso objetivo é unir esforços para disseminar essa informação ao maior número de pessoas e salvar vidas. Ações simples e eficazes podem fazer a diferença em situações de emergência”, afirmou o presidente da COOPANEST-RN, Dr. Vinícius Luz.
A presidente da SAERN, a médica anestesiologista Emiliana Melo, também destacou a importância da conscientização: “É essencial que a população conheça o sinal universal de engasgo e saiba como agir. Queremos capacitar o maior número possível de pessoas para que estejam preparadas para agir rapidamente em casos de emergência.”
Durante o evento, o curso “Salve uma Vida” foi apresentado aos representantes das instituições pelo diretor técnico da COOPANEST-RN, o anestesiologista Dr. Rogério Costa Nei, que também demonstrou as técnicas de primeiros socorros que serão ensinadas. “Nossa missão é garantir que as pessoas estejam preparadas para agir com rapidez e eficiência. O conhecimento transmitido pode, literalmente, salvar vidas”, enfatizou Dr. Rogério.
A vereadora Nina Souza que é autora do Projeto de Lei n° 218/2024, que tem como objetivo garantir medidas de prevenção e primeiros socorros em casos de obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE) também compareceu ao lançamento para apoiar a causa. “Esse é um grande passo para salvar vidas e trazer mais segurança para todos”, disse.
A campanha segue aberta à adesão de novas entidades interessadas em participar. COOPANEST-RN e SAERN estão disponíveis para ampliar a parceria, oferecendo o curso a mais instituições, com o objetivo de capacitar um número crescente de pessoas e prevenir mortes por engasgo em todo o estado.