Facebook Instagram Youtube
Assista Conversa com Jeane
Facebook Instagram Youtube
  • Home
  • Sobre mim
  • Parceiros
  • Contatos
  • Home
  • Sobre mim
  • Parceiros
  • Contatos
Início » Especialistas alertam para a prevenção e tratamento rápido da sífilis
DESTAQUE

Especialistas alertam para a prevenção e tratamento rápido da sífilis

JeanePor Jeaneoutubro 24, 2024Atualizado:outubro 24, 2024Nenhum comentário 3 Mins de Leitura
compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

O Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, celebrado no terceiro sábado de outubro, chama a atenção para uma das mais comuns Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no Brasil. Especialistas do Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab-UFRN) e da Maternidade Januário Cicco (Mejc-UFRN), da Rede Ebserh, alertam para a prevenção e para o tratamento rápido da sífilis

Em alusão a data de combate à sífilis, o Huab-UFRN irá promover no dia 23 de outubro, a realização de testagens para sífilis, distribuição de preservativos e rodas de conversa sobre o combate à sífilis. O público-alvo da ação será a população e funcionários do Huab, é esperada a participação de 80 pessoas.

A Infectologista do Huab, Vanessa Melo, destaca que a ação tem o objetivo de discutir diversos assuntos em torno das consequências da sífilis congênita, e ressalta “aborto espontâneo, parto prematuro, malformação do feto, surdez, cegueira, deficiência mental e mesmo a morte do bebê ao nascer podem ser as consequências de uma sífilis congênita, transmitida para a criança durante a gestação ou parto, quando não descoberta e não tratada. Por isso, devemos conscientizar a população da importância de fazer o diagnóstico precoce e tratamento adequados”.

De acordo com a especialista, as ações que abrangem a comunidade são importantes para redução da prevalência de doenças infectocontagiosas, a exemplo de sífilis.

Da falta de sintomas às sequelas graves

A sífilis é caracterizada por uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro), que surgem entre 14 e 21 dias após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada pela bactéria Treponema pallidum e de difícil percepção na genitália interna feminina, sendo essa a fase primária. A etapa seguinte é marcada por manchas brancas ou acinzentadas na pele e presença de sintomas como febre, dor articular e ínguas (caroços) nas virilhas. A doença pode agravar e chegar à fase de latência, podendo não ocorrer manifestação durante anos, mas com grave comprometimento do sistema nervoso central e surgimento de doença cardiovascular após décadas.

Vanessa Melo comenta que o processo de diagnóstico pode ser feito na Unidade Básica de Saúde, por meio do teste rápido, com a coleta de uma gota de sangue ou em qualquer laboratório com coleta de sangue da veia. “O tratamento é feito por meio de antibióticos cujo tempo depende do estágio da doença”, destaca a infectologista.

Sífilis congênita

A ginecologista da Mejc-UFRN, Maria Medeiros Garcia, explica que, para a mãe, o risco é a sífilis não tratada chegar à fase terciária e surgirem lesões nos sistemas nervoso central, cardiovascular, ocular e ósseo. “Para o feto ou para o recém-nascido, as alterações podem variar desde uma infecção assintomática, abortamentos, malformações, partos prematuros, óbito, ou sintomática apenas após o nascimento”, aponta a especialista.

A médica ressalta que em mais de 50% das crianças infectadas os sintomas só surgem, geralmente, após os primeiros 3 meses de vida ou até após o terceiro ano de vida. “As principais alterações da sífilis congênita precoce são rinite, rash cutâneo, febre, hepatomegalia, icterícia, anormalidades esqueléticas, linfoadenopatia e meningite”, completa Garcia.

Maria Garcia comenta que devido ao atual cenário epidemiológico, caracterizado pela dificuldade na classificação correta do estágio clínico da pessoa com sífilis, o Ministério da Saúde recomenda tratar todas as parcerias sexuais dos últimos 90 dias de pacientes diagnosticados com sífilis como forma de frear novos contágios.

eSPECIALISTAS Prevenção sIFILIS
compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email WhatsApp
ARTIGO ANTERIORII Fórum da Rede Mulher de Valor discute os desafios diários na rotina de empreendedores
Next Article Cervejaria Raffe realiza oktoberfest neste sábado (26) no Hotel Wish Natal
Jeane

Postagens Relacionadas

DESTAQUE

Caern Móvel: Levando Serviços Essenciais de Água e Esgoto ao Interior do RN!

maio 23, 2025
DESTAQUE

Rio Grande do Norte Registra Crescimento de 54,4% no Turismo Internacional!

maio 23, 2025
DESTAQUE

Natal enfrenta alta de 12,57% nos aluguéis em um ano: o que isso significa para os moradores?

maio 22, 2025
Adicione um comentário

Deixe um Comentário Cancel Reply

Posts Principais

FUNCARTE TEM ROMBO DE QUASE 27 MILHÕES

maio 23, 2024718

“AS DIVAS” NO ANIVERSÁRIO DA COLUNISTA PARAIBANA HÉLIA BOTELHO

agosto 17, 2023448

MINISTRO DO STF ESTÁ EM NATAL E PARTICIPA DA CONVENÇÃO DA ABA

agosto 18, 2023413
Mantenha Contato
  • Facebook
  • YouTube
  • Twitter
  • Instagram
Copyright © Conversa com Jeane 2023 - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Patrick Menezes.
Termos de Uso e Politicas de Privacidade
  • Home
  • Sobre mim
  • Parceiros
  • Contatos

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar