A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) subiu cinco posições no ranking global de universidades e agora ocupa o 3º lugar entre as instituições de ensino superior do Nordeste, segundo o levantamento de 2024 do Center for World University Rankings (CWUR). No cenário nacional, a UFRN alcançou a 16ª posição entre as universidades brasileiras e a 949ª colocação global.
Com uma pontuação de 70.8, a UFRN se consolida como uma das principais instituições do Nordeste, ficando atrás apenas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que lidera a região, e da Universidade Federal do Ceará (UFC). A UFPE ocupa o 14º lugar no Brasil e a UFC, o 15º, enquanto a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) completam o top 5 regional.
A UFRN também obteve um bom desempenho no ranking de produção científica mundial, ocupando a 905ª posição. Seu crescimento no cenário acadêmico brasileiro é notável, subindo da 21ª para a 16ª posição no país em apenas um ano.
No contexto nacional, a Universidade de São Paulo (USP) continua no topo, sendo a instituição brasileira mais bem colocada no ranking global, em 117º lugar. A USP também lidera a Ibero-América, apesar de ter caído oito posições em relação ao ano anterior. Outras universidades brasileiras bem posicionadas incluem a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 370ª colocação, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 401º lugar, e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), em 437º.
O CWUR, sediado nos Emirados Árabes Unidos, elabora rankings globais desde 2012, usando critérios como qualidade da educação, empregabilidade dos formados, excelência do corpo docente e desempenho em pesquisa, sem depender de dados fornecidos pelas próprias instituições ou de pesquisas de opinião.