A Maple Bear Natal completa 15 anos de história com a marca da inovação e do compromisso com o ensino e com a formação de cidadãos. Fundamentada no modelo canadense, um dos melhores do mundo, a escola tem proporcionado a milhares de alunos, durante toda a sua trajetória, uma experiência de aprendizado única, preparando-os para os desafios. Nos últimos anos, a instituição cresceu, ampliou a sua estrutura e passou a oferecer uma formação completa, com todos os níveis do ensino fundamental.
Fundador e diretor da escola, o educador Eduardo Bezerra relembra o momento em que a instituição chegou a Natal, sendo a oitava escola da rede Maple Bear no Brasil. “Não existia escola bilíngue na cidade com uma proposta de educação de vanguarda, com uma metodologia canadense alinhada com que se faz nos países mais desenvolvidos. Isso, de certa forma, impactou bastante a educação de Natal, porque trouxe para o mercado uma proposta inovadora e elevou o nível do ensino na capital”, relembra.
Atualmente, com cerca de 600 alunos, a instituição conta com turmas a partir da educação infantil (1 ano de idade). Do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, os alunos desenvolvem todas as competências de comunicação em Português e Inglês, incluindo compreensão, fala, leitura, escrita, visualização e representação. As aulas acontecem 50% em Inglês e 50% em Português. Essa imersão proporciona um desenvolvimento integral, criando uma base sólida para os desafios enfrentados durante o ensino médio.
É também no ensino fundamental que escola se destaca por suas iniciativas inovadoras, como o Hackaton Educacional, que incentiva o desenvolvimento de habilidades como criatividade, trabalho em equipe e programação.
Autonomia e pensamento crítico
O modelo de educação da Maple Bear Natal estimula a autonomia, o pensamento crítico e a resolução de problemas, formando cidadãos para o futuro. A educação canadense, é reconhecida como uma das melhores do mundo, de acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). No último ranking, em 2022, a metodologia canadense se manteve no top 10 em cada uma das competências avaliadas, que são matemática, ciências e leitura.
A Maple Bear Natal investe constantemente em infraestrutura e recursos pedagógicos, oferecendo um ambiente de aprendizado seguro, estimulante e acolhedor. Esses motivos fizeram com que a escola se consolidasse como referência em educação de alta qualidade na capital potiguar.
“É muito satisfatório ver que a gente formou uma geração de mentes bilíngues. Mas, muito além disso, também formamos pessoas que têm raciocínio crítico, que pensam de forma lógica e conseguem argumentar e fazer o debate ser mais rico. Esses são nossos alunos, que estão aí hoje na universidade e os que também estão no caminho para chegar lá. Fico feliz demais de ver que a Maple Bear Natal teve esse impacto todo na vida de famílias, de alunos. E vem muito mais aí para o futuro”, prometeu o fundador.
High School
Para os próximos anos, a Maple Bear Natal projeta um caminho ainda mais promissor. Até 2026, a instituição deve contar também com o High School, com formação ainda mais completa, até o ensino médio, e dupla certificação, no Brasil e no Canadá, facilitando o ingresso em universidades internacionais.
“No Brasil, já existem algumas unidades com o ensino médio e com bastante sucesso em relação ao Enem e aos vestibulares, mas também na preparação para universidades fora do país, o que abre um leque gigante de opções para quem termina os estudos na Maple Bear”, concluiu Eduardo.