Facebook Instagram Youtube
Assista Conversa com Jeane
Facebook Instagram Youtube
  • Home
  • Sobre mim
  • Parceiros
  • Contatos
  • Home
  • Sobre mim
  • Parceiros
  • Contatos
Início » Areia Preta volta a ser liberada para banho, e Semurb informa que fiscalizações ainda acontecem
DESTAQUE

Areia Preta volta a ser liberada para banho, e Semurb informa que fiscalizações ainda acontecem

JeanePor Jeaneagosto 20, 2024Nenhum comentário 4 Mins de Leitura
compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

Após as primeiras irregularidades encontradas em Areia Preta, outros estabelecimentos e espaços buscaram a regularização 

Uma das principais praias da zona Leste de Natal, a praia de Areia Preta voltou a ser liberada para o banho após quase dois anos de proibição por parte da Prefeitura do Natal. O trecho era considerado impróprio para banhistas desde novembro de 2022. Recentemente, a praia chegou a ser alvo de despejo irregular de esgoto, segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

Segundo o titular da pasta, Thiago Mesquita, a fiscalização foi intensificada nos últimos meses num trabalho integrado entre Semurb, Secretaria de Infraestrutura e Caern. Ele cita que após as primeiras irregularidades encontradas em Areia Preta, em julho, outros estabelecimentos e espaços buscaram a regularização junto a Prefeitura.

“Chamamos e notificamos a Caern para dialogar para que eles pudessem fazer a parte deles de controle e monitoramento do sistema de esgotamento sanitário. Na drenagem chamamos a Seinfra. E agora conseguimos rastrear com segurança a origem e a deposição final de efluentes domésticos que nos dá a possibilidade de mover uma denúncia crime contra quem cometer esse crime previsto na legislação de 1998”, explicou. “Sabemos que por causa daquelas três autuações e em virtude do aspecto midiático, muita gente corrigiu o que estava errado. Outros tomaram consciência, se preocuparam com as consequências e corrigiram”, explica.

Ainda segundo o representante da Semurb, a fiscalização foi intensificada nos últimos meses ao longo da Avenida Governador Sílvio Pedroza, com nove imóveis vistoriados, resultando na autuação de um condomínio, um hotel e um estabelecimento comercial, que estavam despejando efluentes no sistema de drenagem, que desemboca na praia.

“A Semurb está satisfeita em anunciar que a Praia de Areia Preta é novamente considerada própria para banho, conforme os critérios estabelecidos. Continuaremos o trabalho de fiscalização e manutenção para garantir a segurança e a qualidade das nossas praias”, destacou o titular da pasta, Thiago Mesquita.

Segundo a Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) Nº 274/2000, uma praia é considerada própria para banho quando os níveis de coliformes termotolerantes permanecem abaixo de 1000 NMP/100 mL por cinco semanas seguidas.

Ainda segundo a Prefeitura, a Caern vem realizando a limpeza do sistema de esgotamento sanitário regularmente, contribuindo para a melhoria dos níveis de coliformes. As ações de fiscalização vão continuar até a finalização de todos os imóveis da Silvio Pedroza e para verificar se adequações foram realizadas.

A TRIBUNA DO NORTE esteve em Areia Preta nesta segunda-feira (19) e conversou com banhistas e frequentadores da praia. Em comum os relatos de que mesmo com a liberação para o banho, ainda há insegurança por parte de pessoas que chegam na praia.

“Existe o receio ainda por conta do esgoto. Uns tomam e outros não. Mas a expectativa é de que essa situação melhore”, disse o professor de Beach Tennis Edmar Lima (Mamá), 32 anos, morador de Mãe Luiza.

Cidadãos que desejem denunciar infrações ambientais podem entrar em contato com a Ouvidoria da Semurb pelo telefone 3616-9829, de segunda a sexta, das 8h às 14h. Nos fins de semana e feriados, as denúncias podem ser feitas pelo número 190 do Ciosp.

Em julho deste ano, um condomínio, um restaurante e um motel, localizados nos bairros de Areia Preta e Mãe Luíza, zona Leste de Natal, foram notificados por lançamento irregular de águas de esgoto nas praias da região. A informação é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), que autuou as três empresas.

De acordo com o relatório da Semurb, obtido pela TRIBUNA DO NORTE, os empreendimentos foram notificados após equipes da secretaria e da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) detectarem “lançamento de efluentes para drenagem pública, em desacordo com legislação municipal vigente”. As empresas foram intimadas a comparecerem na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) para prestarem esclarecimentos na próxima segunda-feira (8).

Areia Preta Semurb Tribuna do Norte
compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email WhatsApp
ARTIGO ANTERIORGrupo Ânima promove almoço de networking com mercado potiguar junto ao LIDE RN
Next Article Desempenho dos alunos da Maple Bear Natal na Olimpíada Canguru de Matemática supera média nacional de outras escolas
Jeane

Postagens Relacionadas

DESTAQUE

Rio Grande do Norte Registra Crescimento de 54,4% no Turismo Internacional!

maio 23, 2025
DESTAQUE

Natal enfrenta alta de 12,57% nos aluguéis em um ano: o que isso significa para os moradores?

maio 22, 2025
DESTAQUE

Samu Natal em Alerta: Condutores Planejam Paralisação em Resposta a Demissões em Massa!

maio 21, 2025
Adicione um comentário

Deixe um Comentário Cancel Reply

Posts Principais

FUNCARTE TEM ROMBO DE QUASE 27 MILHÕES

maio 23, 2024718

“AS DIVAS” NO ANIVERSÁRIO DA COLUNISTA PARAIBANA HÉLIA BOTELHO

agosto 17, 2023448

MINISTRO DO STF ESTÁ EM NATAL E PARTICIPA DA CONVENÇÃO DA ABA

agosto 18, 2023413
Mantenha Contato
  • Facebook
  • YouTube
  • Twitter
  • Instagram
Copyright © Conversa com Jeane 2023 - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Patrick Menezes.
Termos de Uso e Politicas de Privacidade
  • Home
  • Sobre mim
  • Parceiros
  • Contatos

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar