Todas as atividades serão realizadas na programação diurna do evento na Praia de Pipa
Em sua contagem regressiva para a edição comemorativa de 15 anos que acontece de 15 a 18 de agosto em Pipa/RN, o Fest Bossa & Jazz segue na missão de ser muito mais que um Festival como também, um agente transformador e, oferece ao público, na programação diurna, oficinas socioambientais e culturais, além de workshop musical.
Este ano, a oficina “Música e Sustentabilidade Fundação Projeto Tamar – palestra e construção de instrumentos com material reciclado”, ministrada pelo biólogo Daniel Henrique (Projeto Tamar) e a Professora Rusi Borges, será realizada nos dias 15 e 16 de agosto, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30, no Santuário Ecológico de Pipa. As oficinas são direcionadas para crianças e jovens da rede escolar do município.
Ano após ano, essas ações abraçam esses alunos, oferecendo palestras de conscientização socioambiental e, também, de iniciação musical. Já foram mais de 20 mil crianças participantes. “O Festival promove notáveis e significativas mudanças no comportamento da população no quesito consciência ambiental, começando pelas crianças e jovens”, comenta a coordenadora e professora da oficina, Rusi Borges que finaliza. “Vi de perto a transformação de muitos jovens, um deles foi o Emerson, quando ainda fazíamos as oficinas dentro das escolas. Era um menino esperto, inquieto e que começou a participar das ações anualmente. Emerson, hoje, é um grande músico e faz palestras sobre conscientização ambiental. E é assim que o Fest Bossa & Jazz transforma, através da educação”.
Workshop Saxofone com Jorge Continentino
Com a temática, “A Aplicação Melódica da Sobreposição de Tríades na Improvisação”, acontece no sábado, dia 17 de agosto, o Workshop Saxofone com Jorge Continentino no Hotel Pipa Atlântico, das 10h às 13h. As vagas são limitadas e os interessados podem fazer a inscrição até dia 16, no https://www.festbossajazz.com.br/webapp/index.php/workshow
Jorge estará no festival se apresentando com a cantora francesa Manu Le Prince e é referência nacional e internacional no instrumento, trabalhando e tendo trabalhado com artistas como: Caetano Veloso & Maria Bethânia, Gilberto Gil, Norah Jones, Adriana Calcanhotto, Toninho Horta, Iza, Bala Desejo, Roberta Sá, Milton Nascimento, Bebel Gilberto, David Byrne, Steve Earle, Red Hot Chili Peppers, Eumir Deodato, Marcos Valle entre muitos outros.
Fest Bossa & Jazz – Pipa 2024
O Fest Bossa & Jazz mantém seu formato descentralizado e será realizado em polos, sendo os diurnos distribuídos entre o Restaurante Aventureiro, o Orishas e o Pipa Beach Club, todos com acesso pela Praia do Centro. Já os polos noturnos, neste ano, estarão no Pipa Atlântico e na Praça do Pescador, na Avenida Baía dos Golfinhos, dando mais tranquilidade ao público na hora de escolher ou de se locomover de um show a outro. São 23 atrações confirmadas, divididas em um total de 36 shows.
E, como sempre, as Jam Sessions, tão conhecidas pelo público do evento. Elas são responsáveis por encontros inéditos, vibrantes e até inesperados, entre músicos participantes e o público, em bares e restaurantes parceiros, sempre ao final dos shows nos polos.
O Fest Bossa & Jazz Pipa 2024 é realizado pela Juçara Figueiredo Produções com patrocínio da Ster Bom, por meio do Programa Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura, executado pela Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (FJA), do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Tem a Azul Viagens como companhia aérea oficial e apoios da Emprotur, Secretaria de Turismo de Tibau do Sul, Preserve Pipa, Luck Receptivo, Michelle Tour e InterTV. O Fest é reconhecido como Patrimônio Cultural, Turístico e Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte, através da Lei 11.706 de 10/04/2024.
Programação completa no https://www.festbossajazz.com.br/webapp/. Acompanhe também nas redes sociais @festbossajazz.