Os bastidores políticos de Natal (RN) estão agitados com a formação de um grande acordo entre vários partidos em apoio à candidatura do deputado federal Paulinho Freire para prefeito da capital.
A ordem é mobilizar todas as forças disponíveis para garantir que a campanha de Freire chegue ao segundo turno, afastando do páreo a petista Natália Bonavides.
Apesar dos esforços concentrados e do significativo apoio político, as pesquisas indicam que a candidatura de Paulinho Freire não conseguiu aumentar significativamente sua popularidade entre os eleitores.
Esse cenário reflete um quadro preocupante para seus apoiadores, já que a falta de crescimento nas intenções de voto pode ser vista como um sinal de potencial derrota.
O “acordão” para apoiar Freire demonstra a preocupação dos líderes políticos em impedir o avanço de Carlos Eduardo que lidera todas as pesquisas com chances reais de vitória no primeiro turno.
Hoje, mais uma pesquisa de intenção de votos mostrou a ampla frente que Carlos Eduardo tem sobre os demais candidatos, vislumbrando um quadro de decisão em primeiro turno caso persista o atual quadro.
NOVA PESQUISA “AGORA SEI” DÁ CARLOS EDUARDO COM AMPLA VANTAGEM
Uma nova pesquisa realizada em Natal, o ex-prefeito Carlos Eduardo aparece na liderança em todos os cenários, indicando vitória no 1º turno. Confira:
Cenário 1: O ex-prefeito Carlos Eduardo aparece na primeira colocação, com 43,9% das intenções de voto.
Na sequência, aparecem juntos Paulinho Freire, com 12,4%, e Natália Bonavides, com 12,3% de citações. Rafael Motta é o último, com 4,8% da preferência dos entrevistados.
As pessoas ouvidas que afirmam votar branco ou nulo são 17,9%, enquanto aqueles sem opinião ou que não responderam totalizam 8,7%.
Cenário com 3 candidatos:
O ex-prefeito Carlos Eduardo continua liderando a disputa em Natal num cenário com apenas três candidaturas. Segundo os números do Agorasei, ele continua à frente, com 43,9% das intenções de voto.
Paulinho Freire é o segundo colocado, com 14,6% da preferência dos entrevistados. Natália Bonavides surge em seguida, com 14,1%. Pela margem de erro da pesquisa, de 3.4 pontos percentuais, fica caracterizado empate técnico entre os dois.
Aqueles entrevistados que dizem votar branco ou nulo somam 18,8%. Os sem opinião ou que não responderam totalizam 8,6%.
Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada nos dias 25, 26 e 27 de maio passado e ouviu 800 eleitores de 16 anos de idade e acima, em todas as zonas do município do Natal. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 3.4 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. Está registrada no TSE com a identificação RN-06252/2024.
Fonte 1: Blog do Xerife/Robson Pires.
Fonte 2: Agora sei/Blog do Flávio Marinho
Foto: reprodução O Potengi.
OFERECIMENTO: