Em Natal, usuários do ProSUS – serviço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS Natal) que distribui fraldas, insulina e outros medicamentos de forma gratuita para pacientes da rede pública de saúde de Natal – estão sem receber insulina há cerca de quatro meses, conforme denúncia feita pelo vereador Luciano Nascimento (PSD), nesta terça-feira 21, e falou sobre a situação preocupante.
A diretoria do Centro Clínico Zeca Passos, onde funciona o ProSUS Natal, também confirmou a informação de que os medicamentos não estão sendo recebidos desde fevereiro deste ano.
Segundo o parlamentar, as doses do hormônio, usado por pacientes diabéticos, chegaram na sexta-feira de Carnaval, no dia 9 de fevereiro, e esgotaram no mesmo dia.
“São quatro meses que não chega insulina. Chegou só uma vez, na sexta de Carnaval e só foram 2.500 [doses]. A alternativa [para quem não consegue adquirir] é comprar, quem tem condições”, relatou.
As insulinas são dos tipos degludeca, que tem um tempo de atuação mais lento, e a aspártica, que tem ação rápida. Siqueira relatou que precisa tomar o medicamento duas vezes por dia, mas ultimamente precisa lidar com a falta.
Procurada pelo jornal AGORA RN, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal informou, por meio de nota, que a aquisição das insulinas é feita em licitação com registro de preço com validade de um ano e levando em consideração a quantidade de usuários cadastrados no ano anterior. De acordo com a secretaria, a licitação referente ao processo de 2024 para a compra de insulinas do tipo Degludeca foi concluída.
“A Secretaria aguarda os insumos por parte do fornecedor, que tem 30 dias para realização dos envios. O município realizou também a abertura de um processo emergencial para aquisição de carpules de insulina do tipo Glargina, Lispro e Asparte enquanto o processo licitatório referente ao ano de 2024 para estes insumos está em tramitação. A licitação eletrônica foi realizada, o processo emergencial concluído e o fornecedor tem o prazo de 30 dias (após a assinatura do contrato) para enviar os insumos”, disse uma parte da nota.
Hoje, são 1.943 pacientes cadastrados para recebimento de insulina de ação longa e de curta duração, de acordo com a Secretaria.
VEREADOR VIAJOU PARA SÃO PAULO
O vereador Luciano Nascimento, que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Natal, viajou para São Paulo nesta quarta-feira (22).
Ele visitou a Sociedade Brasileira de Diabetes em São Paulo, onde fui recebido pelo vice-presidente João Sales.
Durante a conversa foram abordadas ações e iniciativas importantes para a campanha “Unidos Contra a Diabetes”, uma causa que Luciano tem levado com muito empenho e dedicação.
É fundamental unir forças para enfrentar essa doença que afeta tantas pessoas.
A campanha Unidos Contra a Diabetes já realizou diversas ações em vários pontos de Natal, oferecendo atendimentos básicos e promovendo a conscientização sobre a prevenção e controle da diabetes. Agradeço a todos os envolvidos e continuaremos trabalhando juntos por uma Natal mais saudável.
Fonte: Agora RN
OFERECIMENTO