O prefeito de Natal, Álvaro Dias, decretou situação de emergência em saúde devido ao aumento no número de casos de dengue em Natal por três semanas seguintes, já caracterizando uma epidemia.
Publicado no Diário Oficial do Município deste sábado (2), o decreto tem prazo de 90 dias, podendo ser prorrogada em caso de necessidade.
Em reunião com o gabinete de crise, no salão nobre da Prefeitura, o chefe do executivo discutiu com as secretarias integradas as medidas que serão tomadas para enfrentar a dengue no município, fortalecendo a prevenção, o combate aos focos e as ações de conscientização.
Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) revelam que Natal registrou cerca de 700 casos de arboviroses entre janeiro e fevereiro, dos quais 90% são ocorrências de dengue.
Entre os bairros com maior concentração de arboviroses (doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya), estão: Pajuçara, Lagoa Azul, Redinha, Nossa Senhora da Apresentação, Igapó, Felipe Camarão, Nazaré, Cidade da Esperança, Rocas, Tirol e Planalto.