A Conectar Mídia, empresa de audiovisual criada por minha filha Ana Clara, está produzindo um piloto de série documental sobre Alzira Soriano, a primeira mulher eleita prefeita da América do Sul (Alzira foi prefeita de Lages em 1928, quando as mulheres sequer votavam).
O projeto do documentário foi contemplado com recurso da Lei Paulo Gustavo 2023 (Funcarte/Secult/Natal).
No último final de semana, a equipe concluiu a fase de produção, com as filmagens de cenas ficcionais na cidade de Lages, terra de Alzira Soriano. Essa etapa teve a participação de quinze atores de um grupo local de teatro. Tivemos também o apoio logistico da Prefeitura de Lajes, através da Secretária Verônica, responsável pela pasta da Cultura.
As filmagens de Alzira começaram em janeiro, com entrevistas de familiares da biografada, historiadores, escritores e pessoas que estudam a vida de Alzira.
Depois de concluída a fase de produção, tem início a edição.
O documentário fica pronto até abril, quando deve estrear na Semana de Cultura de Lajes, dedicada à memória de Alzira Soriano.
Fazem parte da equipe de produção: eu, Jeane Alves, como produtora executiva; Poliana Santos (coordenadora de produção); Edson Soares (roteiro e direção); Alessandro Sousa (diretor de fotografia) e Alecio Sousa (cinegrafista).
Em tempo: a Conectar Mídia é a mesma empresa audiovisual que produz meus programas “Conversa com Jeane” para TV Ponta Negra e Youtube.