A arte de se expressar através do trabalho manual em madeira é representada na mostra de xilogravuras da Oficina Rossini Perez, que iniciou nesta quarta-feira (17), e contou com a presença da governadora, Fátima Bezerra.
Vinte e um trabalhos de onze artistas potiguares apresentam temas relacionados aos folguedos populares e à Consciência Negra. A Mostra é promovida pela Fundação José Augusto (FJA), por meio das Casas de Cultura Popular do RN e segue até 31 de janeiro, na Galeria Newton Navarro, na sede da própria Fundação.
A retomada da oficina de xilogravuras junto a FJA foi uma iniciativa do professor da rede estadual de ensino Erick Lima. Ele, que também é coordenador dos trabalhos, conta que estas oficinas tiveram início ainda nos anos 80, mas estavam paradas. Desta, vez, porém, garante: “A oficina voltou para ficar!”.
Após o período em exibição na FJA, a exposição irá circular pelas 27 casas de cultura do RN e Escolas da rede estadual de educação.
A oficina é uma homenagem ao artista potiguar Rossini Quintas Perez (Macaíba, 1932 — Rio de Janeiro, 18 de março de 2020), natural de Macaíba que acumula dezenas de exposições e obras nos mais importantes museus nacionais e estrangeiros. Gravador, fotógrafo e desenhista, foi professor de gravura em Brasília e Rio de Janeiro, além de Senegal, México e outros países da América Latina.
Fonte: Assecom-RN