Ampliação da oferta de linhas do sistema de transporte público e mais conforto e segurança para usuários. Estas são as metas de um pacote de medidas anunciadas na quarta-feira (26) pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias.
Dentre as ações, está a incorporação de 100 veículos à frota, sendo 50 novos ônibus (zero quilometro) e outros 50 seminovos. Além disso, seis linhas de ônibus que haviam sido devolvidas pelas empresas, por conta da diminuição de passageiros causada pela pandemia de Covid-19, voltarão a operar. O que fará com que todo o território da cidade seja atendido pelo sistema público de transporte.
Com as melhorias promovidas no sistema, o Município se comprometeu a isentar o setor do Imposto Sobre Serviços (ISS) até dezembro de 2024, projeto que já está em tramitação na Câmara Municipal do Natal. Além disso, a diferença entre a tarifa pública – paga pela população – e a tarifa técnica, calculada pela administração, será abatida das dívidas e créditos judiciais das empresas com o Município.
Todas essas iniciativas que foram acordadas entre a Prefeitura de Natal, Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros (Seturn) e Defensoria Pública do Estado (DPE-RN) foram divulgadas em coletiva de imprensa realizada no salão nobre do Palácio Felipe Camarão.
***
O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) vem a público informar que todos os serviços oferecidos pelo Órgão foram retomados completamente desde a quarta-feira (26), após o fim da greve dos servidores.
Dessa maneira, os serviços de vistoria veicular, abertura de processos, auditória, habilitação de condutores, clínica médica e psicológica, liberação de veículos apreendidos, operações semafóricas e sinalização viária, entre outros, estão ocorrendo dentro da normalidade.